Turma da Mônica – Festas Temáticas da Turma da Mônica

O cartunista brasileiro Maurício de Sousa criou a Turma da Mônica em 1959. Essa “Turma” envolve um grande número de personagens subdivididos em outras 14 turminhas. À época da criação Maurício era repórter do jornal Folha da Manhã e ofereceu suas tirinhas de humor. No início era apenas Mônica, seu amigo Franjinha e o cachorro dele, Bidu. Depois foram criados Chico Bento, Cebolinha, Magali, Cascão, Penadinho e outros tantos.

Os personagens da Turma da Mônica são originalmente crianças e figuram atualmente em tirinhas de humor em jornais e revistas, em suas próprias revistinhas em quadrinhos, almanaques, passatempos, filmes de curta metragem, desenhos animados, games e até em uma campanha publicitária do Ministério Público para divulgação dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Existem ainda linhas de cosméticos infantis, grife de roupas, material escolar e bonecos da Turma da Mônica. Mônica também figurou num comercial de produtos alimentícios onde aparece até hoje o elefante Jotalhão da Turma da Mônica ilustrando a marca do Extrato de Tomate Elefante. Os personagens são muito queridos pelas crianças não só do Brasil, mas também nos Estados Unidos, Itália, Indonésia e Espanha. No Brasil existe um parque de diversões com temática da Turma da Mônica.

No início dos anos 90 foi criada a Turma da ônica Baby, onde todos os personagens são apresentados na fase bebê. O objetivo, diferentemente da Turma dos Quadrinhos, foi apenas comercial, para que figurassem em embalagens de fraudas e produtos infantis. A mais recente criação de Maurício de Sousa é a Turma da Mônica Jovem num gibi em formato mangá (histórias em quadrinhos em estilo japonês), onde os personagens são todos adolescentes e vivem aventuras típicas desta fase da vida. Nestas revistinhas apenas aparecem os personagens Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha, já conhecidos e agora não mais crianças. Provavelmente com o tempo o autor irá introduzindo os demais personagens. Este tipo de historias é voltado para o publico jovem que já foi fã da Turma enquanto criança e hoje se via voltado para as revistinhas orientais. É uma tentativa de criar algo no formato em que os adolescentes já estejam acostumados, mas de forma que continuem dentro de sua cultura original.

Os personagens se tornaram o xodó das crianças de todas as idades e por isso viraram também um requisitado tema de festas de aniversário infantis. A variedade de historinhas e personagens faz dessa Turma uma ótima opção para as festas de meninos e meninas. O cenário muito colorido nos tons de verde, azul, amarelo e vermelho, que também predominam nas roupas dos personagens. Quando a Festa da Turma da Mônica for para uma menina pode-se evidenciar a brigona Mônica que distribui coelhadas com seu companheiro de pelúcia Sansão ou a comilona Magali que adora melancias. Já Cebolinha e Cascão adoram jogar bola e o cenário da roça do Chico Bento pode ficar muito divertido nas festas dos meninos.

Como toda festinha infantil não podem faltar copos, pratos, a toalha da mesa, balões, um painel, faixa de Feliz Aniversário e outros apetrechos decorativos com motivos da Turma. Para os mais pequeninos a Turma pode vir na versão Baby e para os pré-adolescentes, entre 11 e 13 anos, pode ser a Turma Jovem . Também não pode faltar o figurino do aniversariante como personagem da Turma ou mesmo animadores de festa vestidos desda maneira. Um cantinho com vários gibis irá entreter os convidados e a lembrancinha pode ser um colorido porta-gibi.

O mais importante é fazer a alegria das crianças. Maurício de Sousa criou uma turma animada e arteira com hábitos e travessuras muito semelhantes aos das crianças, por isso fazem tanto sucesso e são tão queridos. Convidar a Turma da Mônica para uma festa infantil é sempre muito legal e divertido.

Fonte: Ancorador