Receitas de Risotos - Confira Estas Dicas Deliciosas

Os risotos são receitas que além de saborosas, são simples em seu preparo. Hoje, o risoto não é apenas tradição em seu país de origem, mas em várias culturas que adaptam o prato de acordo com os costumes e culinária local.

Pode-se atribuir à Itália o surgimento do risoto. Começando durante a Idade Média. Entre os períodos do século XIII e XV, quando a culinária italiana foi influenciada pelas culturas africanas e também do Oriente Médio. Estas trouxeram o arroz, que foi incorporado com facilidades pelos italianos, que logo criaram o risoto, que é consumido sempre como prato principal.

A Itália também é o país onde as receitas de risotos são mais tradicionais. E as receitas são preparadas de formas bem diferenciadas dependendo da região onde elas são feitas. Em lugares como Milão, Lombardia e Piemonte esse prato é muito valorizado e inserido como marca da culinária local. Muitos países receberam a influência da cozinha italiana. Entre esses o Brasil é um dos maiores apreciadores. Por esse motivo aqui se aderiu o risoto como receita que é considerada parte do cardápio habitual dos brasileiros.

Existe uma multiplicidade de tipos de receitas de risoto entre elas, uma que recebe bastante destaque é o risoto de camarão, prato perfeito para os apreciadores de frutos do mar. Tendo como dica para incrementar o prato a pimenta. Outra deliciosa opção é o risoto de frango, que pode ser servido de maneira mais simples ou complementado com outros ingredientes como ervilha, palmito, queijo, requeijão, creme de leite etc. O Risoto de bacalhau é uma variação do prato bastante sofisticada e excelente para ser preparada em festas ou ocasiões especiais. Existe ainda o risoto de queijo (que muda de acordo com o tipo de queijo que é usado como base da comida). O risoto de lingüiça é uma ótima idéia para a culinária mais rotineira pela sua praticidade e baixo custo. Uma receita interessante é o risoto de vegetais, que também serve como um excelente substituto da salada convencional para acompanhamento de carnes brancas e vermelhas.

E para acompanhar esse delicioso prato indicam-se vinhos (que podem ser seco ou suave dependendo do tipo de risoto que será servido). Além dos risotos que foram apresentados aqui, ainda existem diversos tipos desse prato em sites, revistas e livros especializados em receitas.

Fonte: Artigonal