Vai abrir uma confeitaria? Conheça os utensílios mais utilizados

É muito importante saber que na confeitaria as receitas são muito balanceadas e não cabem improvisações. Balanças e recipientes graduados são materiais indispensáveis



A confeitaria mistura técnica, arte e criatividade na elaboração de inúmeros produtos. Enquanto trabalha, a arte e a criatividade cada confeiteiro desenvolverá ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. Mas, uma coisa comum entre eles são os equipamentos básicos de trabalho.

Se você pretende entrar para área e abrir seu próprio negócio, conheça os principais utensílios utilizados na confeitaria:

Itens essenciais

1 – Formas de metal: sejam as assadeiras comuns para bolo ou as com cavidades, sem elas não existem bolos. Para cupcakes, se você colocar a massa nas forminhas de papel sem a de metal, elas vão espalhar e perder a forma redonda.
2 – Xícaras de medidas: existem de todos os modelos e materiais. É muito importante tê-las, pois nem sempre sua xícara de chá comum tem exatamente o que as receitas pedem. Tente achar uma com medidas de 1/5 de xícara até 1 xícara.
3 – Colheres de medidas: Compre as que possuem medidas de 1 colher de sopa até 1/4 de colher de chá.
4 – Batedeira (de mão ou fixa): o ideal é comprar uma de mão que pode ser acoplada a uma base, com tigela giratória.
5 – Sacos de confeitar: descartáveis ou de tecido emborrachado para poder lavar com água quente depois.
6 – Bicos de confeitar: são muitos e de várias marcas. Sem eles, não se trabalha coberturas.
7 – Forminhas de papel: tenha várias cores e estampas.
8 – Balança: é imprescindível para pesar os ingredientes.

Itens secundários

1 – Espátulas: adquira as de silicone (para misturar as massas e aproveitar ao máximo a receita) e as de metal (para decorar).
2 – Termômetro de doces: algumas receitas são impossíveis de fazer sem ele.
3 – Colher para sorvete: o segredo dos chefs de cupcakes é usar o pegador para dividir a massa igualmente entre as forminhas. Também evita muita da sujeira na cozinha.
4 – Grade: ajuda a resfriar os cupcakes e bolos mais rápidamente e de maneira uniforme. Se não tiver uma, a grade do seu forno funciona perfeitamente.
5 – Bailarina: para decoração de bolos, principalmente, ela é importantíssima. Você o coloca em cima e o suporte gira na base, como uma bailarina.
6 – Batedor de ovos: nunca é demais ter esse instrumento de segundo plano. Afinal, nunca se sabe, por exemplo, quando a batedeira estragará ou a casa ficará sem luz.


Fonte: Cupcakeando.com.br